terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Surf em Florianópolis, melhores locais

Melhores locais para surfar em Florianópolis

Florianópolis é um dos locais mais privilegiados à prática do surf, pois recebe ondas dos dois principais quadrantes, que é sul e leste. Por isso, é possível surfar todos os dias, obtendo ondas de 3 a 5 pés (um metro a um metro e meio), independente da estação do momento. Além disso, nos melhores dias a Ilha de Santa Catarina quebra ondas de até 10 pés em determinadas praias. Mas o mar de Floripa não está só para os "experts". As praias da Barra da Lagoa, Ingleses e Armação em dias de ondulação de leste e vento sul são ideais para quem está iniciando.

No norte da Ilha existem três praias indicadas para a prática de surf: Brava, Ingleses e Santinho. A Brava possui fundo total de areia (beach break), quebrando ondas com boa formação de 1 a 8 pés, ou seja, de meio metro a dois metros e meio, com boa formação para ambos os lados ( direito e esquerdo). As ondulações são de leste e sul e proporcionam boas condições. Os ventos terral, que são os ventos que proporcionam a qualidade na onda, vão de noroeste a sudoeste. Já os Ingleses, é uma praia com características do tipo baía, o que prejudica muito a entrada de ondas na praia. Portanto, só o canto norte da praia, junto ao costão, à esquerda, oferece boa condição para a prática do surf, assim mesmo, bem limitada. As ondas lá, variam de 1 a 6 pés, ou seja, é um beach break. O swell (tempestade em alto mar - ondulação) é de leste; o terral é de sul, sudoeste e oeste.

Quanto à praia do Santinho, é considerada pelos surfistas a melhor praia do norte da Ilha de Santa Catarina. Com ondas que variam de 1 a 8 pés nos dias grandes, recebe ondulação dos dois quadrantes, de sul e de leste. A formação das ondas são muito boas prá esquerda e direita; a qualidade também é quase idêntica, com ventos terrais na praia de norte a sudoeste.

No leste da Ilha temos a praia do Moçambique. Com 12,5 km de extensão totalmente surfáveis, recebe também ondulação dos dois principais quadrantes: leste e sul, quebrando ondas que variam de 1 a 10 pés - 3 metros, nos dias maiores. É uma praia com fundo bom e que segura grandes ondulações. Os terrais também vão de norte a sudoeste. É considerada o refúgio dos surfistas que fogem do crowd.

A praia da Galheta, também ao leste, é ideal para quem gosta de pegar bons tubos. Com características de ondas muito perfeitas e tubulares, variam de 1 a 10 pés. Os ventos terrais também vão do quadrante norte a sudoeste e as ondulações, o swell, entra dos dois quadrantes, sul e leste. Vizinha da Galheta é a a praia Mole, um dos principais points da Ilha. Talvez seja a única praia que os surfistas não correm o risco de encontrar o mar flat, ou seja, sem onda. Com ondas que quebram de 1 a 10 pés também, proporciona condições excepcionais em seu canto direito, chegando a 12 pés em dia de mar grande, ondulações de sul forte no inverno. As ondas quebram dos dois lados, direito e esquerdo, com boa formação em ambos, e os ventos terrais são de norte a sudoeste. O swell entra de sul e de leste facilmente. Enfim, é uma praia que tem bastante qualidade, com ondas quebrando dos dois lados, com fundo bom e boa consistência. Já a praia da Joaquina, palco de grandes eventos internacionais, possui ondas perfeitas pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário